Talvez a maioria das pessoas que operam, por ser mulheres ou não deixarem a chegar um peso extremo, provavelmente não faz ideia da dificuldade que um SUPER OBESO passa pra poder se pesar. Talvez, e quando digo talvez, com quase certeza, a maioria das pessoas não sabem que essas balanças caseiras ou de farmácia tem um limite de 150 KG, depois delas, é se contentar com métodos alternativos como se pesar em balança de carne e ter de aturar piadas sobre o seu peso em "arroba".
Boa tarde amigos e amigas gastroplastizados! Venho aqui pra convidar-los a aparecer pra uma chicara de chá *rindo* Brincadeira, pra conversar no nosso grupo do MSN, um espaço para relaxarmos, trocarmos experiências, ideias, dicas, receitas ou apenas para bater um bom papo.
Para entras é muito fácil, basta adicionar o e-mail do blog (será colocado ao fim desse post), abrir janela de conversação e chamar atenção para abrir o painel, daí é só mudar seu nick ou pelo painel, ou digitando //n "SeuNick" (sem aspas) e começar a conversar a vontade.
Endereço do Grupo: group770339@groupsim.com (só adicionar como um contato normal)
Essa postagem em especial, estava empurrando com a barriga pra fazer por envolver uma entrega emocional muito maior do que as demais, mas deixarei pra comentar o lado pessoal pra depois e aproveitarei apenas para explicar as complicações de deixar o emocional abalar o corpo após a cirurgia.
Aqueles que já passaram pelo site PapoDeGordo já deve conhecer a figura, MorsaMan, é o mascote do site, trata-se de uma morsa humana que tem de lidar com sua obesidade e as situações cotidianas (ou não) pelas quais se passa quando se tem alguns vários quilinhos acima da balança.
Uma ótima dica para quem quer rir um pouco, e sem a menor dúvida, aqueles que lutam a um bom tempo contra a tal da balança vão se identificar com certas passagens!
Para ver estas e mais tirinhas: http://papodegordo.mtv.uol.com.br/categoria/quadrinhos/page/7/
(Está em ordem de publicação, então o aconselhável é que se leia da ultima a primeira.)
O que pode ser mais desconfortável do que ter uma agulha enfiada em seu braço? E pior ainda, tirando seu precioso sangue sem a menor piedade? Pois é, se você não for um "reptiliano" sádico de sangue frio, é bem provável que não curta muito sair de um laboratório com mais furos que uma peneira.
Ingredientes:
- 1 maço de couve manteiga
- 250 gramas de carne moída
- Pure de batata de duas batatas sem casca
- meio maço de salsinha
- 1 cebolinha cortada bem fininha
- Caldo de ervilha bem ralinho
Como fazer:
- Corte a couve flor o mais fininho que poder e em pedacinhos pequenos pra facilitar ingestão, se não conseguir, opite pela couve flor batida no liquidificador.
- Ferva o pure de batata com um pouco d'água e misture o caldo de ervilha, que pode ser feito com ervilha batida no liquidificador ou muito bem cozinhadinha amassada com um amassador de batatas.
- Cozinhe a carne moída em aproximadamente 400 ML d'agua e deixe até ficar bem molinha, misture a cebolinha e tempere com sal a gosto, corte a salsinha pra ficar bem pequenininha e misture, deixe ferver até a água evaporar quase por completo.
- Misture a couve flor cozida com o pure de batata e a carne moída, se não tiver bem ralinho, acrescente um pouco d'agua e deixe ferver, assim que ferver, desligue, espera esfriar e sirva.
- Se não conseguir ingerir, passe tudo no liquidificador.
Sabe quando você chegava morto de sede da rua, pegava uma garrafa de dois litros do refrigerante mais próximo e bebia no gargalo mesmo, num gole só, 200, 300, 400 ml de uma vez sem perceber? Pois então, esqueça isso e expulse de tua vida, por que depois da cirurgia bariátrica, a ingestão de água tem de ter certo controle, é preciso que beba golinho por golinho pra evitar que engasgue (isso mesmo, você pode engasgar com água quando seu estomago tem um tamanho de um copinho de café), e alguns médicos, pra evitar qualquer tipo de fistula ou rompimento de pontos internos, indica que haja um intervalo entre cada copinho d'agua, e o que fazer nessas horas pra se manter hidratado e sem sede?
Existem mil e uma sugestões, mas dentre a melhor delas, o bom e velho sacole é insuperável, faça sacoles de isotônicos como água de coco ou hidrotônicos sem açúcar (evite os com açúcar pra evitar Dumping), ou faça mamadeiras com garrafinhas de biquinhos, conforme a água derrete, se bebe gota-a-gota praticamente e acaba sentindo uma sensação de alivio de sede mais prolongada.
Eu não indico a ninguém a tomar água gelada no inicio da cirurgia pra não irritar as mucosas intestinais, causando gases que podem gerar desconforto, pressão nos pontos e sensação de dor desnecessária, mas eu particularmente, só consegui tomar água gelada, água em temperatura ambiente costuma ser mais densa e por isso desce com mais dificuldade, opite por água de coco sempre que for possível por conter isólitos e potássio, é ótimo pra manter o corpo de pé, muito melhor pra disfarçar a sensação de sede do que os hidrotônicos artificiais, caso enjoe deles, contate seu médico e estude a possibilidade de experimentar novas opções.
Por fim, a ultima sugestão e a mais importante... Se mantenha refrescado, tome banho sempre que possível, tampe os pontos com um plástico para evitar que molhe e inflame, mas tente-se manter o mais refrescado possível, nessa época do ano, o calor apela pesado, e a sensação de sede é muito maior, além disso, o corpo precisa de mais líquido, então tente-se manter resfriado e fresco para evitar isso, tome muita água de coco e água normal de 1,4 a 2 litros por dia é o aconselhável (afinal, a água é uma das suas maiores companheiras de emagrecimento, ela disfarçará a sensação de fome e faz um ótimo trabalho em parceria ao o metabolismo), se não der conta por golinho a golinho, experimente fazer os sacolézinhos de gelo, desce devagar e no meu caso, ainda me ajuda a desligar um pouco da ansiedade, faz o tempo passar mais rápido.
Por fim, a ultima sugestão e a mais importante... Se mantenha refrescado, tome banho sempre que possível, tampe os pontos com um plástico para evitar que molhe e inflame, mas tente-se manter o mais refrescado possível, nessa época do ano, o calor apela pesado, e a sensação de sede é muito maior, além disso, o corpo precisa de mais líquido, então tente-se manter resfriado e fresco para evitar isso, tome muita água de coco e água normal de 1,4 a 2 litros por dia é o aconselhável (afinal, a água é uma das suas maiores companheiras de emagrecimento, ela disfarçará a sensação de fome e faz um ótimo trabalho em parceria ao o metabolismo), se não der conta por golinho a golinho, experimente fazer os sacolézinhos de gelo, desce devagar e no meu caso, ainda me ajuda a desligar um pouco da ansiedade, faz o tempo passar mais rápido.
Antes de mais nada, desejo a todos uma ótima visita e uma ótima leitura. Esse blog foi criado com o intuito de promover e ajudar aqueles que fizeram ou farão a Gastroplastia, independente da técnica usada, através de experiências próprias, compartilharei das minhas conquistas com todos vocês, visitantes, amigos, futuros gostosos, ou aqueles que já chegaram lá, mas gostam de acompanhar o progresso de outras pessoas.
Também fiz a gastroplastia a pouco tempo, 22 dias hoje, e é isso que é a vantagem em relação a comunicação, poderei descrever a cada dia o que estou sentindo realmente, pelo o que eu estou passando, isso é uma forma fácil de interagir com vocês e ser o mais sincero possível, sem deixar de lado a proximidade, experiências reais que viverei diariamente e compartilhei com vocês, coisas como o "prazer" do primeiro dumpping, ou como esse calor de 40 graus não ajuda muito quando o assunto é combater a sede.
A ideia, é passarmos por isso juntos, vocês que visitam, e eu que escrevo. Para que possamos chegar lá e nos empenharmos, nos dedicarmos.
Vou parar de falar um pouco de mim, e vamos falar da cirurgia agora. A cirurgia bariátrica assim como qualquer outra cirurgia, é uma cirurgia que envolve riscos, mas é uma oportunidade para mudarmos de vida; A maioria que opta por esse caminho, já tentou muito, e foi capaz de perceber que é quase impossível manter um 'ritmo' de dieta por longo prazo, em média, 95% das pessoas com IMC acima de 40 (peso dividido pelo quadrado da sua altura) após uma dieta ou reeducação alimentar, não são capazes de manter o peso perdido por mais de 5 anos, isso quer dizer que a maioria vai engordar tudo de novo, e ainda achar alguns quilinhos pelo caminho.
A cirurgia, é uma opção real para aqueles que não querem morrer, a obesidade, para quem não sabe, é fatal ou, como é medicamente chamada, uma das maiores causas evitáveis de morte, perdendo só pro alcoolismo e tabagismo. A Obesidade por si só, já é bastante perigosa a partir do aspecto físico e mental e das limitações derivadas do excesso de peso, mas são as comorbidades causadas por estas que realmente são danosas, sendo as mais famosas, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, mas a verdade, meus amigos, é que os riscos são muito maiores do que as pessoas pensam. Praticamente 100% das pessoas com IMC 40 a mais de dois anos tem alguma comorbidade, imagine aqueles obesos que lutam contra o peso a 10, 20 anos? Pensando nisso, a cirurgia bariátrica se tornou obrigatória pelos planos de saúde e SUS para quem se encontra nesse perfil, IMC 40 ou IMC 35 com algum tipo de comorbidade.
E ela funciona realmente? Isso depende de você, A CIRURGIA NÃO É MILAGRE, a cirurgia é uma opção para aqueles que precisam de ajuda pra emagrecer, mas ela sozinha não faz nada, é preciso além de operar o corpo, operar a mente, não importa o que dizem ou o que parece ser, não tem como fazer a cirurgia acreditando que vai poder agir como agia antes, a partir do momento que você deixa o hospital até o resto da sua vida, excetuando em casos de reversão, a cirurgia irá te acompanhar, não se arrisque a esquecer que é um gastroplastizado, afinal, seu corpo tem novas necessidades e limites e eles devem ser respeitado.
Perder peso é sempre um desafio, "No pain, no gain" (sem dor, sem conquista) mas a cirurgia vai te dar uma força a mais pra levantar as barras da dificuldade acima da cabeça, mas é preciso se dedicar, é preciso ter em mente tudo que você passou ou vai passar e não se esquecer disso nunca pra não cair na tentação de virar uma caixinha de leite condensado ou devorar um bombom atrás do outro, você pode perder 30, 40, 50 ou até 100 KG, mas isso só dependerá de você mesmo, de sua força de vontade e dedicação.
A todos aqueles que vão embarcar nessa, desejo muita boa sorte, aqueles que já embarcaram, fico aqui o meu apoio e vamos conseguir chegar lá, juntos, completar nossas metas e não nos desencontrar-mos neste caminho.
Também fiz a gastroplastia a pouco tempo, 22 dias hoje, e é isso que é a vantagem em relação a comunicação, poderei descrever a cada dia o que estou sentindo realmente, pelo o que eu estou passando, isso é uma forma fácil de interagir com vocês e ser o mais sincero possível, sem deixar de lado a proximidade, experiências reais que viverei diariamente e compartilhei com vocês, coisas como o "prazer" do primeiro dumpping, ou como esse calor de 40 graus não ajuda muito quando o assunto é combater a sede.
A ideia, é passarmos por isso juntos, vocês que visitam, e eu que escrevo. Para que possamos chegar lá e nos empenharmos, nos dedicarmos.
Vou parar de falar um pouco de mim, e vamos falar da cirurgia agora. A cirurgia bariátrica assim como qualquer outra cirurgia, é uma cirurgia que envolve riscos, mas é uma oportunidade para mudarmos de vida; A maioria que opta por esse caminho, já tentou muito, e foi capaz de perceber que é quase impossível manter um 'ritmo' de dieta por longo prazo, em média, 95% das pessoas com IMC acima de 40 (peso dividido pelo quadrado da sua altura) após uma dieta ou reeducação alimentar, não são capazes de manter o peso perdido por mais de 5 anos, isso quer dizer que a maioria vai engordar tudo de novo, e ainda achar alguns quilinhos pelo caminho.
A cirurgia, é uma opção real para aqueles que não querem morrer, a obesidade, para quem não sabe, é fatal ou, como é medicamente chamada, uma das maiores causas evitáveis de morte, perdendo só pro alcoolismo e tabagismo. A Obesidade por si só, já é bastante perigosa a partir do aspecto físico e mental e das limitações derivadas do excesso de peso, mas são as comorbidades causadas por estas que realmente são danosas, sendo as mais famosas, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, mas a verdade, meus amigos, é que os riscos são muito maiores do que as pessoas pensam. Praticamente 100% das pessoas com IMC 40 a mais de dois anos tem alguma comorbidade, imagine aqueles obesos que lutam contra o peso a 10, 20 anos? Pensando nisso, a cirurgia bariátrica se tornou obrigatória pelos planos de saúde e SUS para quem se encontra nesse perfil, IMC 40 ou IMC 35 com algum tipo de comorbidade.
E ela funciona realmente? Isso depende de você, A CIRURGIA NÃO É MILAGRE, a cirurgia é uma opção para aqueles que precisam de ajuda pra emagrecer, mas ela sozinha não faz nada, é preciso além de operar o corpo, operar a mente, não importa o que dizem ou o que parece ser, não tem como fazer a cirurgia acreditando que vai poder agir como agia antes, a partir do momento que você deixa o hospital até o resto da sua vida, excetuando em casos de reversão, a cirurgia irá te acompanhar, não se arrisque a esquecer que é um gastroplastizado, afinal, seu corpo tem novas necessidades e limites e eles devem ser respeitado.
Perder peso é sempre um desafio, "No pain, no gain" (sem dor, sem conquista) mas a cirurgia vai te dar uma força a mais pra levantar as barras da dificuldade acima da cabeça, mas é preciso se dedicar, é preciso ter em mente tudo que você passou ou vai passar e não se esquecer disso nunca pra não cair na tentação de virar uma caixinha de leite condensado ou devorar um bombom atrás do outro, você pode perder 30, 40, 50 ou até 100 KG, mas isso só dependerá de você mesmo, de sua força de vontade e dedicação.
A todos aqueles que vão embarcar nessa, desejo muita boa sorte, aqueles que já embarcaram, fico aqui o meu apoio e vamos conseguir chegar lá, juntos, completar nossas metas e não nos desencontrar-mos neste caminho.