Perguntas Frequentes #1

Postado por Rennan Silva segunda-feira, 23 de maio de 2011 ,

F.A.Q. #1
Tem dúvidas sobre a gastroplastia e não sabe onde perguntar? Fique a vontade para comentar e postar suas perguntas nesse post. Tentarei separar e responder aqui mesmo em posts como esse, preferencialmente as mais interessantes junto a sua real resposta, se necessário, consultarei equipes médicas afim de passar a maior transparência possível nas respostas.
Fiquem a vontade pra perguntar e não se sintam acanhado pelo espaço, se preferirem, podem mandar suas perguntas como anônimos, peço apenas bom senso para saberem que brincadeirinhas serão completamente ignoradas.



Quando há indicação médica para ser feita a cirurgia bariátrica?
A cirurgia é indicada para Obesos com IMC acima de 35, principalmente aqueles que possuem comorbidades. É, normalmente, preciso fazer uma bateria de exames e ter um histórico provando falha no tratamento em outros métodos menos invasivo antes da aprovação para a cirurgia, no caso de paciêntes que tratam a obesidade a mais de 2 anos sem sucesso, é mais que importante que procure receber uma indicação para a operação.

A cirurgia é muito perigosa?
Toda cirurgia tem seus riscos, e a Gastroplastia realmente tem os seus, o importante é uma avaliação e controle pré e pós-operatório pra reduzir os riscos o máximo que possível, contudo, vale lembrar também que dentre os Obesos de IMC 40+ na faixa dos 40 anos, o número de gastroplastizados que sofrem o óbito é 4x menor do que aqueles que morrem por comorbidades derivadas da obesidade.


Preciso fazer operação plástica para retirada de pele depois?
Não é uma regra, mas é muito provável que sim, o que não quer dizer que seja algo ruím. A Abdominoplastia é uma cirurgia simples, e embora comprida, a cicatriz é pouco larga o que com o tempo e o tratamento correto tornar-se pouco visível.
(pessoalmente, mais vale um pequeno excesso de pele do que ser diabético, pesar 182 KG e correr risco de morte a qualquer momento)


Eu posso voltar a engordar tudo depois?
Tudo é exagero, mas se não houver um acompanhemento nutricional constante e uma reeducação alimentar séria, a perda de peso com a cirurgia pode ser significamente prejudicada, e com o tempo, pode voltar a engordar sim, até uns 20% do peso com certa facilidade.
O segredo pra aqueles que estão a mais tempo operado e sentem que não estão emagrecendo o bastante, é focar-se numa dieta rica em fibras e evitar alimentos pastosos, afinal, descem com muita facilidade.


Eu posso ficar careca por causa da cirurgia?
Mais uma vez, exagero. Careca, careca, não fica, mas perde-se muito cabelo mesmo, principalmente pela baixa absorção de proteínas e vitaminas importantes com as vitaminas de complexo B e a famosa Biotina (Vitamina H), mas com a suplementação correta e uma dieta rica em alimentos ferrosos e os que estimulam a absorção das proteínas, a perda pode ser bastante reduzida, e conforme a dieta se torna mais abrangente, até chega a ser reparada.
Muito importante para aqueles que estão perdendo cabelos demais a biotina, se não há em sua receita, favor pedir ao sua equipe cirúrgica a prescrição de complexo de B12, Omega-3 e Biotina, para dá um basta na perda desregulada.

1 Responses to Perguntas Frequentes #1

  1. Anônimo Says:
  2. Olá, por favor, podia me informar se tem conhecimento de casos em que a gastroplastia tenha sido revertida e retomada a anatomia normal? Quais seriam os riscos e a técnica usada nessa intervenção? preciso desesperadamente desta resposta!
    Fiz bypass em y de roux há seis meses, mas estou cheia de medos e receios do futuro, não é que eu queira passar por outra cirurgia, mas sossega-me saber que, se for necessário, é possível fazê-lo.

     

Postar um comentário

Parceiros



Coloque nosso banner em seu site:


Copie e cole o código acima em seu site!

Seguidores

Aquele que vos fala

Minha foto
Operado desde: 19/março/2011
Peso antes: 196.4KG
Ultima pesagem: 30/janeiro/2015
Peso Atual: 105.7 KG
Divulgue nosso blog aos seus amigos:

Curta nossa página no Facebook

Postagens populares